Aliar o tema “Água” às alterações climáticas é uma tarefa imprescindível para os alunos entenderem as modificações que se vão constatando no planeta, à medida que o tempo vai passando.
Assim, na aula do Projeto Eco-Escolas, os alunos do 4º ano puderam realizar uma atividade experimental, cujos objectivos eram:
- Distinguir, ao nível da constituição, a água doce da água salgada;
- Introduzir os conceitos «soluto» e «solvente»;
- Observar o comportamento dos icebergs;
- Reconhecer que a parte visível dos icebergs é muito inferior, cerca de 1/8, à que se encontra submersa;
- Conhecer as principais características do Ártico e da Antártida;
- Compreender que as alterações climáticas podem influenciar a distribuição das espécies;
- Compreender o efeito devastador da poluição no processo de degelo;
Desta forma, a partir da utilização de água com sal, cubo de gelo e álcool, pôde-se simular uma situação prática de água do mar (num recipiente) e água do mar com elementos poluidores (noutro recipiente).
Os alunos puderam constatar que a água poluída teve um efeito mais rápido no processo de derretimento do iceberg, o que comprova que a poluição dos mares está a provocar alterações aos icebergs e, consequentemente, no estilo de vida de algumas espécies marinhas que usufruem dos seus habitats neste tipo de superfícies.