A 16 de novembro celebrou-se o Dia Nacional do Mar. Ao comemorar esta data procurou-se destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.

Esta data não foi esquecida na nossa escola, tendo os alunos desenvolvido algumas atividades ao longo de uma semana.

Para melhor nos elucidar sobre esta temática, no dia 12 de novembro, recebemos a visita da técnica superior de biologia Luísa Costa, representante da Estação de Biologia Marinha do Funchal. A Estação de Biologia Marinha do Funchal é uma infraestrutura da Câmara Municipal do Funchal, vocacionada para a investigação científica e destina-se a permitir o desenvolvimento das ciências e tecnologias do Mar, na Região Autónoma da Madeira, em especial nas áreas da biologia e ecologia do litoral e de águas profundas. Foram realizadas duas sessões informativas sobre biodiversidade marinha, tendo estas incidido sobre a fauna do mar da Madeira. A primeira sessão foi dirigida aos alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade e a segunda aos alunos dos 3.º e 4.º anos. Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade e colocaram as suas dúvidas e questões, bem como os seus conhecimentos sobre o tema.

Ao longo da semana, os alunos dos 1.º e 2.º anos, ainda tiveram oportunidade de visualizar vídeos sobre o mar e os oceanos, tendo tido a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos. Foram alertados ainda, para a problemática da poluição marinha e dos cuidados a ter para a evitar.

Os alunos realizaram diversos trabalhos para o placard da escola para lembrar à comunidade educativa esta data comemorativa.

Os alunos do 2.º ano de escolaridade, realizaram com a sua docente na sua sala de aula, uma atividade de dobragem e compuseram um placard sobre o mar.

Quando questionados sobre esta temática, os alunos evidenciam claramente estar mais elucidados e um maior domínio do tema e dos cuidados a ter para proteger este ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *