No âmbito do Concurso Nacional do Póster Eco-Código 2020-2021 promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, a nossa escola pretendeu realizar um trabalho que de forma simples e concreta contemplasse os temas abordados ao longo do ano letivo.
Ao longo do ano letivo, através da exploração, estudo, divulgação dos temas trabalhados foram feitas sugestões, por parte dos alunos, das frases que consideravam enunciar a conduta ambiental da escola e aquelas que trariam maior impacto, pela sua aplicação, para a melhoria do ambiente escolar, familiar e da comunidade em geral. Na sua conceção, consideraram os alunos ser fundamental dar maior relevo aos eixos sol, terra e oceanos por terem ponderado serem os grandes pontos principais da promoção da VIDA e da sua diversidade. Pretenderam de forma figurativa lembrar que todos temos de “dar a mão” ao ambiente que nos rodeia, àquele que se encontra mais próximo e com pequenas ações promover a diferença e aplicar uma mudança efetiva de ação. Por isso, se encontra retratada a mão como meio da ação que se pretende implementar. Das várias propostas realizadas, os objetivos que a comunidade escolar considerou expressar foram os seguintes:
- O ar puro vamos respirar, e para o exterior vamos brincar.
- Os ecopontos são para utilizar se os resíduos queremos reciclar.
- Se no mar queremos nadar e as espécies salvar, o plástico não pode boiar.
- O lixo no chão não deve ficar, porque ao mar ele vai parar.
- A Laurissilva vamos defender para a floresta não arder.
- A luz natural do dia vamos usar e assim, a energia poupar.
- Os três R’s vamos utilizar para todos salvar.
- A água vamos poupar, sempre que a torneira fechar!
- Se o planeta queremos salvar, o Eco-Código é para aplicar!
- Se a poluição queremos diminuir, a pé deves andar e dos transportes públicos usufruir.
- Para as árvores não cortar, o papel devemos poupar e dos dois lados as folhas vamos usar.
- Reduz, Reutiliza e Recicla e nada se desperdiça.
Para a construção do mesmo, considerou-se ser fundamental utilizar materiais que não fossem adquiridos, mas que já existissem na escola. Assim a utilização da maior parte das cartolinas são sobras de outras atividades realizadas na Atividade de Expressão Plástica, bem como os pauzinhos e a resina utilizada. Os alunos que diretamente trabalharam na conceção do póster foram os alunos do 2.º ano de escolaridade.
Após a sua conclusão foi aprovado pelo conselho Eco-Escolas e afixado neste estabelecimento de ensino.