Ocasionalmente, alguém terá dito que “a necessidade é a mãe da invenção”. Ocorre-nos dizer, todavia, e nunca discordando da veracidade daquela máxima, que tanta invenção deu origem a muitas e diversas necessidades. De tal forma os tempos se transformaram que os nossos antepassados jamais imaginariam que hoje estaríamos seriamente preocupados com problemas ecológicos.
A evolução foi de tal ordem, que se tornou imperativo dotar as escolas de novas ferramentas, atribuindo-lhe renovadas funções, nomeadamente a importante tarefa de consciencializar os alunos para a extrema necessidade de preservar o ambiente que nos rodeia.
Na sequência desta realidade, a nossa instituição decidiu inscrever-se no projeto Eco-Escolas e fê-lo já no ano letivo 2006/2007. Desde então, têm sido organizadas e implementadas um vasto leque de atividades e estratégias sempre com a finalidade de modificar hábitos, atitudes e comportamentos menos corretos no que ao ambiente concerne. O enfoque da nossa ação tem sido, ao longo dos anos, direcionado para a importância da água no nosso planeta, separação de resíduos sólidos, energias renováveis, seres vivos e ambiente e poluição. Os referidos temas foram alvo de diferentes estratégias, nomeadamente promoção de palestras, visitas de estudo, pesquisa de informação na Internet, concretização de trabalhos práticos, visualização de filmes e documentários, organização de exposições, criação de gráficos para controlo dos gastos de água, energia elétrica e consumo de papel.
É com regozijo que verificamos uma evolução na mentalidade da comunidade escolar, à qual pretendemos sempre chegar através dos nossos alunos. Apercebemo-nos da preocupação em separar os resíduos sólidos, sendo esta, para muitos, uma atividade realizada de forma mecânica. O consumo de água baixou e os cuidados com a sua preservação tornaram-se hábitos diários dos nossos alunos. O gasto excessivo de energia elétrica tem-se revelado menor, objetivo alcançado a partir de práticas tão simples como a de desligar o interruptor quando se abandona um espaço, ou ainda o fato de não deixarmos os aparelhos elétricos apenas desligados no Stand By. Também o consumo de papel, material de vital importância numa escola, decresceu, tendo-se, para tal, privilegiado a Internet como meio de circulação de informação interna e criado o hábito saudável de reaproveitar e reutilizar papel usado. É dever de cada um de nós contribuir com o seu saber para a promoção de um planeta mais saudável. É nosso dever também, enquanto educadores, proporcionar momentos de aprendizagem significativa, por forma a dotar as nossas crianças de ferramentas imprescindíveis ao seu crescimento e desenvolvimento global. O respeito pelo espaço que é seu, mas simultaneamente de todos, passa pela compreensão dos fenómenos e capacidade de avaliar a sua ação, tomando decisões e inferindo acerca das suas consequências. Para que tenhamos um amanhã mais salutar, em prol do nosso planeta vamos hoje trabalhar!
Marinheira, uma escola para a vida inteira!