No dia 18 de fevereiro, os alunos dos 1.º e 2.º anos tiveram oportunidade de realizar uma vista de estudo ao Museu de História Natural do Funchal no âmbito do programa Eco-Escolas. Esta visita decorreu com o objetivo de os alunos observarem espécies animais existentes no nosso arquipélago desde peixes, aves, mamíferos terrestres e marinhos, répteis marinhos, insetos e outros invertebrados.

Neste museu, que é o mais antigo museu em funcionamento no arquipélago da Madeira, encontra-se também em exposição uma coleção de rochas e minerais do nosso arquipélago, bem como uma outra de fósseis marinhos do Porto Santo.

Os alunos ficaram encantados com o número significativo de espécies em exposição, que são cerca de 41 000 exemplares. Apesar de não termos tido tempo para dedicar a nossa atenção a todas as espécies, foi extremamente gratificante esta visita porque os alunos puderam observar estes animais tal como eles são verdadeiramente (características físicas, revestimento do corpo dos animais, o seu tamanho real, …).

Este contacto direto permitiu, aos alunos, ter um conhecimento mais aprofundado sobre o tema atualmente em estudo: a biodiversidade.

Os mesmos alunos realizaram também uma visita de estudo ao Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais no Funchal com o objetivo de reconhecer e/ou conhecer espécies que fazem parte do seu quotidiano.

Os alunos puderam observar algumas dezenas de plantas medicinais e aromáticas, bem como plantas indígenas e endémicas do nosso arquipélago.

Neste jardim de 560 m2, várias foram as plantas que os alunos puderam observar, tocar e cheirar. Desde o alecrim, funcho, hortelã, orégãos, entre outras… Ao dragoeiro, cafeeiro e… a tão popular cana de açúcar.

Foi interessante verificar que nos jardins, para além das plantas, outros seres coabitam estes espaços. É o caso da borboleta Monarca que, neste jardim, pôde ser observada em três das suas fases: lagarta, crisálida e borboleta.

Esta foi mais uma visita de estudo que proporcionou um conhecimento mais aprofundado da biodiversidade: a riqueza e a variedade do mundo natural.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *